Já não tenho bem memória quem me falou do Michael Wesely, mas é um senhor alemão que trabalha com uma coisa espectacular e que sempre foi uma das minhas grandes obsessões na fotografia : longa exposição. Não, não estou a falar daquelas fotos tutorial-de-photoshop-style de rastos de luzes de carros e de estrelas e o pôr-do-sol super alaranjado em que o mar parece nevoeiro que são tão bonitos que o lugar deles é num wallpaper de um computador qualquer. Falo de longa exposição de verdade. Esteticamente e temporalmente. Tipo assim, 3/4 anos de exposição do filme. Em 2001 ele foi convidado pelo MoMA em Nova Iorque para captar a reconstrução do edifício do museu. O tipo montou oito câmaras de grande formato em quatro pontos diferentes e deixou-as ficar a captar a imagem até 2004. O resultado foi qualquer coisa como isto :
A próxima fotografia foi tirada durante 14 meses na Leipziger Platz em Berlim que na altura (1999) em conjunto com a Potsdamer Platz eram dos sítios onde mais se construía no mundo.
Stefan Klenke, num interessante post que encontrei há um tempo diz que acha «(...) incredible that you can actually see the passing of time. The older parts of the building that were exposed the longest appear darker and clearer. While the newer parts seem more ghost like.».
Potsdamer Platz em 2 anos e pouco:
«Just when one detail had burned into the negative it was erased or overshadowed by another detail. In his eyes this constant change and destruction is something that really stands for the state of our society. "The moment is fading, all that remaines is the permanent overlapping of movements of all kinds, political or personal. The technologies of our times fuel this fire of restless 'Online-Existence'. One day computers won't have an on- or off-button anymore. We will always be online."»
1 comentários:
Isto está para além do conceito de fotografia, uma vez que o limite de momento, tão associado a esta arte (mais do que o simples conceito de técnica), é ultrapassado largamente. Ou seja, aqui apenas a técnica prevalece. Uma outra extensão da fotografia, tal como o cinema.
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