7.7.10

A propósito de uma conversa recente e de uma descoberta mais antiga fui pesquisar um bocado sobre cartazes polacos.

Apesar da história da coisa começar no fim no século XIX e passar por posters de concertos, bailados, exposições, publicidade turística, propaganda... e ir beber a inúmeros estilos europeus (para saber mais consultar o artigo 'The Legacy of Polish Poster Design'...bastante completo e esclarecedor...) interessei-me particularmente pelos cartazes de filmes ( também há um site completamente dedicado a cartazes de filmes polacos que vale a pena consultar, embora o interface não seja assim grande charuto...)

Nos anos 50 e 60 a indústria cinematográfica, assim como tudo, era controlada pelo estado e os filmes estrangeiros raramente eram divulgados com os seus cartazes originais. Os cartazes de divulgação eram então encomendados a artistas plásticos e não a designers ,o que permitiu uma visão mais 'artística' ao contrário de 'gráfica'. Aos artistas era também concedida completa liberdade, originando então a criação de um imaginário poderoso inspirado pelos filmes sem conter necessariamente referências literais às personagens, ao título etc.
Claro que com o fim do regime comunista o mercado polaco foi invadido por cartazes de estética americana...no entanto, muitos artistas continuam a adapta-los à sua visão/arte.


Breakfast at Tiffany's e Clockwork Orange


Eyes Wide Shut e Sunset Boulevard, por Waldemar Swierzy


Rancho Texas e Roman Holiday, ambos por Witkor Gorka


The Man with the Golden Key por Hubert Hilscher e Playtime, por Jerzy Flisak 


Zelig, por Wiktor Sadowski e Rififi, por Maciej Hibner

 Down by Law, por Andrzej Klimowski e Once Upon a Time in America, por Jan Mlodozeniec

 

 


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