14.3.10

pérolas a porcos



white tent

...irritam-me profundamente pretenciosismos pseudo-artísticos, pseudo-intelectuais, pedantismos e eu-é-que-sei-da-bela-da-arte-e-tu-és-mas-é-uma-parola [ismos].
Porventura serei mesmo a parola que não percebe nada do assunto. Mas quando há uns tempos fui por casualidade a uma loja 'trendy' do Porto (assim uma que fica na Rua do Rosário, ao lado do Artes em Partes...uma que se chama Muda...) e por casualidade experimentei o 'casaco' da foto ('É dos White Tent! Nunca ouviu falar?São actualmente os melhores designers de moda em Portugal...'-não, não ouvi... mas por acaso até gosto...muito Osklen...) fiquei estupefacta com o facto de o fecho éclair não abrir. Corria até baixo, mas não abria. E ainda mais estupefacta fiquei com o comentário do 'funcionário'...: '-Ai menina isso é assim, veio directamente do Moda Lisboa, pode tentar pedir ao atelier deles que mudem o fecho, mas eu duvido...isso é conceito e eles não gostam de alterar conceitos.' (com direito a sotaque bichó-afectado, outra coisa que eu a-d-o-r-o.)
Conceito???Essa agora serve pra justificar tudo...é conceito criar um casaco com um fecho que não abre e se tem que vestir por cima como um vestido, dificultanto largamente a tarefa de o meter em cima do corpo?...mas secalhar não é mesmo um casaco, é um vestido...ou é um vestido-casaco-vestido...ou quer personificar na dificuldade de o vestir, o trabalho e as mãos laboriosas que o confeccionaram...ou então uma coisa do género 'tudo o que é belo requer esforço...', ou então não é nada disto, mas é tudo isto ao mesmo tempo...é conceptual, p'ecebes?
No fim de contas parece mesmo que sou mesmo parola. Mas uma parola que não vai em cantigas de dar 250euros por uma peça de roupa que nem se sabe o que é.

0 comentários: