18.4.10

pois.

Pode parecer absurdo (deixemos essa consideração a Camus) marcar uma data de término logo no início de uma relação; não obstante, a verdade é que inevitavelmente estas vêm já com prazo de validade — seja de trinta dias ou de trinta anos — sabendo que é exactamente pelo facto de ser (à partida) desconhecido que elas são estimulantes. Predefinir assim a duração do romance, num acto cru, racional e anti-romanesco, assemelha-se à sua morte prematura mas não é mais do que antever a condição efémera da larga maioria da natureza humana global e cosmopolita — para os sedentários, talvez seja outra história. Dois meses, mas quem diz dois pode até dizer um ou quatro, será o tempo ideal para aproveitar o máximo do tesão e o mínimo da complicação. A partir desse período, tudo tende a tornar-se cada vez mais «inversamente proporcional». Há, contudo, quem diga que a paixão vem com a complicação; que andam ambas de mãos dadas e sem uma a outra não existe. Nas noveletas barrocas e no Romantismo Francês talvez, mas eu pessoalmente não acredito. Pelo menos até prova em contrário.

3 comentários:

margarida. disse...

olha... vou tomar isto como resposta ao meu comentario, e nao como uma intencao deliberada em me deixar aqui solitaria a fungar. da-me a receita da joanna newsom+gelado+sofa+x+y... que estou a precisar. *

margarida. disse...

e btw... nao queres ca vir qd a poeira assentar? a do vulcao, nao a minha. é bom que venhas antes da segunda. *

mariana disse...

...não sabes o quanto eu queria ir aí...:P se tiveres sofá, claro...que acho que desta vez está a durar mais do que o costume porque não tenho sofá cá em casa...e já não é Joanna é Tom Waits e Cat Power(esta última em doses moderadas, senão...)