10.11.10

o cinema, enquanto sistema de imagens pré-significantes.*

* ou então isto não foi nada de propósito, eu é que estou a ficar louca e a ver significados onde não existem.

Bem, caso de estudo : Terra em Transe, de Gaulber Rocha, Brasil 1967.

Num país fictício da América Latina [Eldorado], o poeta Paulo vê-se no meio do governador conservador Diaz e do vereador populista Vieira. Apesar de em primeira instância apoiar Diaz, quando este é eleito senador Paulo fica descontente com as suas políticas e resolve então apoiar a candidatura a governador de Vieira, o gajo que promete apoiar o povo, as suas necessidades, blá, blá, blá. O pior é que, quando Vieira é finalmente eleito governador, o aspecto das coisas muda consideravelmente. 

Nesta cena, o recém-eleito Vieira é confrontado com as reclamações de alguns populares que, obrigados a abandonar as terras [onde se instalaram 'já tem mais de vinte ano' ]pelos legítimos proprietários que entretanto se lembraram de as reclamar, prometem , no caso de a justiça decidir que 'a gente deve deixar as terra', eles 'morre mas não deixa não'.

Plano1 : Felício posiciona-se à frente e acima da população, é o seu representante.


  Plano 2 : câmara muda de posição e Fenício é agora visto a subir para ir ter com o governador e os guardas, que estão 'acima ' dele. Se no plano anterior Fenício era visto numa posição de liderança, elevada, de frente..., agora é visto numa posição 'subjugada'.
Plano 3 : Fenício conversa com os jornalistas, o poeta Paulo e o governador Vieira expondo os seus problemas.



Plano 4 - enquanto o governador e o poeta desdenham Fenício, a câmara muda para um plano de conjunto lateral afastando-se lentamente da cena e deixando ver o terreno inclinado :vêm-se as figuras do poder a 'empurrarem' Fenício de novo para baixo (nos fotogramas não se percebe mas eles começam a andar em direcção a Fenício e este começa a recuar) até que Paulo o agride e este cai.

Ferpeito.

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